Crescer dói

mala-sentimento-cronica

 Quando criança, frequentemente sentia dores musculares nas pernas. Os impulsos chegavam sem avisar, e iam embora da mesma forma… Não havia causa ou justificativa, e quando perguntava para um adulto, recebia como resposta que aquilo se denominava por “dor do crescimento”. Mesmo sem entender, relevava a dor, até que se tornasse inexistente. Demorei semanas, talvez meses, talvez anos, para entender que crescer dói. E não da maneira mais literária, mas sabendo que é preciso algumas surras para alcançar a tão desejada maturidade. E o que maturidade, afinal? Não deveria ser um paradoxo? Ser maduro é realmente bom?

 Talvez não seja. Mas é seguro… E em um universo ausento de honestidade, segurança se faz útil. Com essas semanas, meses e anos, aprendi que amadurecer é encapar a alma. Protegê-la com plástico para que nãos e machuque com intervenções alheias. Crescer é guardar os sentimentos mais frágeis em um pacotinho e fechá-los, para que nãos e rebelem e causem alguma algazarra. Pois, nada é mais perigoso que uma alma inquieta.

 E não é simples, nada que implica mudança é. Sair da casinha, negar ao comodismo e regredir se preciso for causa dores, assim como na infância. A divergência é que essa espécie de aflição não passa com uma massagem, remédio ou escondendo-se embaixo de um cobertor. Passa com uma ajuda do senhor do tempo, rei de todas as circunstâncias… O chamado tempo.

 Sentimentos não existem para estarem presos. Eles são, e apenas são, foram feitos para florir ou destruir o que estiver em volta. Mas vez ou outra é preciso ser saudável, e agir em prol de manter a mente saudável. Até que eles se aquietem, se acalmem, e possam estar livres novamente. Então sinta, sinta muito, mas sinta com cuidado. Pois crescer doi, e é uma dor involuntária.


Atenciosamente, Sarah Santos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s