Preserve sua essência

mini

Você pode ler esse texto ouvindo: it’s time – Imagine Dragons

Imagine que você é um pote dentro de uma loja e precisa ser comprado. Dentro, há o conteúdo… Mas para se destacar entre os outros tantos produtos daquele armário, investe na decoração. O pote pode ter laços, fitas, glitter e tinta coloria, mas no fim, o que realmente interessa está dentro da embalagem.

É assim que funcionamos. Na busca do sucesso profissional ou pessoal, vestimos uma casca que nos torna mais interessantes. Por exemplo: eu sou Sarah, estudante de jornalismo, estagiária em assessoria de comunicação, mochileira e militante feminista. Isso é o que eu permito que os outros saibam sobre mim, meu cartão de visitas. Porém, não é quem eu sou.

É comum que ao nos apresentarmos, mostremos nosso “cartão de visitas”, mas têm sido mais comum ainda que só se use isso. Os títulos são utilizados para conquistar atenção e mérito, se esse é seu único atrativo, consequentemente é uma pessoa vazia interiormente. Já tornou-se normal para um indivíduo se apresentar como “sou o mestre X”, ou “sou o doutor Y”. Ou, pior: “sou fulano de tal, dono daquela propriedade”. Se retirarem seus títulos, você ainda será alguém?

Propriedades se vão. Títulos se vão. Até nossos melhores relacionamentos estão sujeitos ao fim… Mas sempre teremos nossa essência. E com tantos fracassos e vitórias, às vezes se esquece do que realmente importa. Para ser uma pessoa de sucesso, estando satisfeito com a posição que ocupa no mundo, é preciso se autoconhecer. E quem guarda sua essência se conhece de verdade.

Futuramente posso ser uma jornalista famosa, uma viajante internacional ou uma feminista renomada. Mas isso não diz tanto sobre mim quanto minha infância no litoral. Independente das minhas conquistas, serei sempre a filha da dona Rosa, metade sulmatogrossense, metade paranaense. Cada um de nós tem o privilégio de escrever sua própria história, mas existe uma parte que vem conosco e não pode ser mudada.

Preservar sua essência é essencial.


Atenciosamente, Sarah Santos.

Deixe um comentário

