A vida é uma dádiva

 

way.jpg
Você pode ler esse texto ouvindo: I Lived – OneRepublic

De todos os meus devaneios poéticos sobre a vida, uma coisa é certa: ela é um presente. Sem romantização, sem aquela visão positiva de que no fim tudo dá certo, porque sequer existe certo. Viver é um pacote que recebemos com um arsenal de aprendizados. Podemos escolher entre aproveitar o presente até que se acabe ou deixá-lo armazenado em um armário, com medo de estragar.

Pra quem escolhe abrir o pacote, já adianto: todo o conteúdo é passageiro. Pessoas, culturas adquiridas, bens materiais e momentos marcantes. Mas de tudo, se extrai apenas o óbvio: uma aquisição. Nascemos nus, e com o passar do tempo (e das experiências), vamos nos vestindo de lições. No fim, estamos tão bem agasalhados que a carcaça torna-se pesada. Fica um pouco difícil andar vestido de tanta sabedoria, mas lhe garanto, as peças são muito bonitas.

É preciso paciência ao esperar o surgimento do arco-íris após uma chuva. É preciso perseverança para os dias difíceis. É preciso resiliência diante das decepções. É preciso sabedoria para aproveitar cada segundo dos bons momentos. Se for pra viver errado, é melhor guardar a embalagem. Afinal, não sabe viver? Não desce pra vida.

Você tem todo o direito de chorar se quiser, tem todo o direito de parar por um tempo caso sinta-se cansado. Você também pode se apropriar da dor do outro e segurá-lo quando parecer complicado. Mas não vá passar por cima de ninguém, viu? Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você, pois as estrelas sempre se alinham novamente.

Deus nos deu o imprevisto na bagagem. E a ideia de não ter ideia do amanhã é incrível! Podemos lutar por um futuro melhor, mas ele continua sendo indomável, fruto de nossas próprias escolhas e ações. Você planta uma maçã hoje e a cultiva por um tempo… É provável que haja resultados, mas nem sempre ela germina.

Algo é certo: estamos caminhando de encontro para a morte. E isso não importa, pois a parte relevante é o que fazemos enquanto ela não chega. Você tem sorte por respirar, o que vier depois é lucro…

Sarah Santos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s