Permita-se inundar

cry
Você pode ler esse texto ouvindo: Brave – Sara Bareilles

Foi no dia vinte e oito de outubro, em 1997, quando chorei pela primeira vez. Segundo minha mãe, dessa forma notaram que eu havia chegado ao mundo. Ela não sabia, mas isso dizia muito sobre quem eu seria dali pra frente. Desde então, abria o berreiro por qualquer motivo. Mas as lágrimas não surgiam só no sofrimento… Pois o choro de sensibilização também era constante. Chorava ao ver outra criança chorar, chorava ao assistir um desenho animado que tocava meu coração de alguma forma, chorava ao ouvir “brilha brilha estrelinha”.

Logo reconheceram: “você chora por tudo, menina!” E com isso, por muito tempo eu segurei o choro. Aguentava o quando podia sem deixar uma lágrima escapar, e quando chorava, era debaixo do chuveiro. Mas eu sempre explodia de alguma forma, afinal, tantos sentimentos não podem ficar armazenados em um corpo tão pequeno. Até que resolvi me assumir chorona, me assumir humana. Chorar muito não diz nada sobre quão forte eu sou, muito pelo contrário… É uma honra sentir tanto em um mundo de pessoas tão vazias.

Hoje, tenho pena de quem não reconhece os benefícios do choro. Chorar espanta mágoas, acalma o coração, expressa as mais serenas emoções. Chore por amar alguém, chore pelas pequenas coisas as quais você é grato, chore à toa. Afogar-se na água salgada dos seus olhos é o maior ato de sinceridade consigo mesmo. Ao deixar as lágrimas caírem você se despe das suas armaduras e admite que é humano, que tem um coração cheio de sangue, que pulsa e sente tanto que os sentimentos fogem pelo rosto.

Deixe seus olhos em paz. Não se culpe por chorar. Vivemos em uma sociedade onde se mede a força apenas pelo físico, pelo que está aparente. Mas qualquer um pode usar uma máscara. Qualquer um pode estampar um sorriso de orelha a orelha e dizer por aí que é feliz.Você não precisa sujeitar-se a superficialidade.

Que minha alma seja tão transparente quanto minhas lágrimas.


Sarah Santos

Deixe um comentário

